O Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil usa a força da construção civil para transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Dirigido à mulheres, de 18 a 45 anos, com escolaridade igual ou superior ao 5º ano do Ensino Fundamental. A qualificação profissional é gratuita para as participantes, que além das aulas e do diploma de reconhecimento nacional, recebem vale transporte, bolsa auxílio, equipamento de proteção individual e um kit de ferramentas para iniciar serviços e gerar renda após a qualificação.
A proposta é pioneira no Brasil, nasceu do sonho da Engenheira Civil Deise Gravina, que com a experiência de trabalho em canteiros de obras, previa que a inserção de operárias era uma questão de tempo e só faltava ao público feminino a oportunidade de aprender as técnicas da profissão.
Criado em 2007 a partir de uma pesquisa com residentes, na grande maioria, da Comunidade Dois de Maio, que integra o complexo de favelas do Jacarezinho, no subúrbio do Rio de Janeiro. A elaboração do projeto teve a pesquisa como diagnóstico inicial, que revelou a partir de entrevistas com 216 mulheres, que mais de 50% delas tinham o interesse em se qualificar para o setor da construção civil e acumulavam a experiência de auxiliar na reforma e construção da própria casa.
O Projeto Mão na Massa solidifica esses conhecimentos e prepara as participantes para enfrentar as exigências do setor. A qualificação tem mais de 400 horas de aula e uma formação pautada no conhecimento e apropriação da capacidade intelectual, técnica, cultural e cidadã. É realizada em duas etapas, uma de Qualificação Social e outra de Qualificação Profissional e parte do programa de aprendizagem é dedicada à prática, quando as participantes orientadas por instrutores, realizam obras de melhorias em entidades sociais e espaços comunitários, aumentando o número de beneficiados pelo projeto.
Entre a primeira formatura, em maio de 2008 e a última, março de 2023 (no Estado da Bahia), o projeto formou mais de 1.400 operárias.
A execução do projeto é de responsabilidade do IPPC Abrigo Maria Imaculada, organização da sociedade civil, de caráter filantrópico e de Utilidade Pública Federal. Esse incrível projeto co o apoio de Tintas Kolimar na etapa prática do projeto. Ficamos muito felizes em saber que estamos colorindo o sonho de tantas mulheres cariocas.